Encontro dá voz a jovens que buscam um mundo mais tolerante
27/08/2017 - 11h28 em Atualidades

Encontro dá voz a jovens que buscam um mundo mais tolerante

Dois mil jovens cristãos e muçulmanos se reuniram em Java, na Indonésia, para falar sobre convivência amigável

Para celebrar o Dia do Jovem Cristão Evangélico, comemorado todo 4° sábado de agosto, reflita sobre o que aconteceu na Indonésia na primeira semana deste mês. Você pode imaginar um grupo de jovens cristãos e muçulmanos conversando amigavelmente? Imagine esse encontro acontecendo na Indonésia, um país de maioria muçulmana, com um governo bem conservador? Em Java, 2 mil jovens cristãos e muçulmanos de 22 países asiáticos se reuniram para discutir sobre o que significa unidade em meio à diversidade cultural e religiosa.

 

Os jovens se mobilizaram por entender a importância dessa discussão, de modo especial num país em que muitos usuários de redes sociais já foram acusados e presos por blasfêmia. Nesse contexto, os jovens têm que ter muito cuidado com o que publicam nas redes. Para se ter uma ideia, até mesmo o filho mais novo do presidente Joko Widodo enfrentou acusações de blasfêmia devido a um vídeo que publicou. A minoria cristã no país enfrenta pressões em vários aspectos.

 

Daí a importância do encontro, onde os jovens puderam expressar o desejo por uma convivência amigável. “Esta reunião fortalece os laços de entendimento, diálogo e tolerância entre jovens de diversas crenças. Tolerância não significa simplesmente suportar um ao outro, mas formar relacionamentos pessoais através de amizade verdadeira, sendo capazes de atuar juntos e crescer em confiança. É uma questão de interação”, observa Rifqi Fairuz, que falou em nome dos muçulmanos que participaram do evento.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!